O SEGMENTO SUPERMERCADISTA
O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 315,8 bilhões em 2015, um crescimento nominal de 7,1% em relação a 2014, de acordo com a Pesquisa Ranking Abras (Associação Brasileira de Supermercados), índice muito próximo do registrado pela Pesquisa Mensal do Comercio (PMC/IBGE) quando a receita nominal de vendas da atividade de hiper e supermercados variou 6,4% em 2015. O resultado registrado em 2015 representa 5,4% do PIB, o que indica que o setor mantém sua força na economia. As cinco empresas primeiras colocadas no Ranking Abras 2015 são: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar), com faturamento de R$ 76,9 bilhões e crescimento de 6,4%; Carrefour, com faturamento de R$ 42,7 bilhões e crescimento de 12,6%; Walmart, faturamento de R$ 29,3 bilhões com queda de -1,1%; seguido pelo Cencosud (Prezunic, Gbarbosa, Bretas, Perini e Mercantil), que registrou faturamento de R$ 9,2 bilhões, em 2015, com queda de -5,4%, mas se mantém na 4ª posição. Na 5ª colocação ficou a Companhia Zaffari, com faturamento de R$ 4,5 bilhões e crescimento de 7,0%.
Fonte: http://www.dieese.org.br/boletimindicadoresdocomercio/2015/boletimIndicadoresComercio08.pdf,em 30 de maio de 2016 as 14h42minhs.